top of page

Responsabilidade
Ambiental

A Rio Branco Laranjas pratica uma agricultura consciente, por meio de um adequado planejamento do uso da terra, utilizando técnicas de manejo racional da cultura de laranja, que buscam a conservação do solo e a produção de alimentos saudáveis.

Contamos com um time de especialistas e consultores que nos assessoram constantemente para adotarmos as melhores práticas, visando a certificação dos nossos produtos, a conservação ambiental e a realização de uma atividade agrícola responsável.

Buscamos sempre atuar de forma coerente, utilizando os recursos naturais da melhor maneira possível, para reduzir impactos sociais e ambientais.

_DSF0945.jpeg
_DSF0742.jpeg

Àreas dos Pomares

O município de Visconde do Rio Branco está a 380 metros de altitude, onde estão os pomares da Rio Branco Laranjas Selecionadas. A região de relevo suave ondulado caracteriza-se pela presença de morros e planícies.

Os 140 hectares de pomares estão localizados em áreas de planície e encostas com declives.

Com 70% da plantação irrigada por sistema de gotejo, a Rio Branco Laranjas pratica o manejo convencional, com o uso de muita matéria orgânica e a aplicação do manejo integrado de pragas.

Os solos dos pomares são protegidos por vegetação e essa é manejada com  a utilização de roçadeira ecológica, que corta e já distribui a mato sob as plantas.

A conservação do solo em áreas de encostas é realizada para evitar a erosão, manter a fertilidade e contribuir para uma boa produtividade.

A pressão de pragas a doenças é menor na região porque o morro é um limitador, o que diminui também o número de pulverização.

Há, ainda, um cuidado especial com as águas na região, onde são encontradas diversas nascentes protegidas pela vegetação. A Rio Branco adota as melhores práticas, para contribuir com a preservação natural deste importante recurso. 

Técnicas de Plantio

Aplicamos a técnica de plantio mecanizado nas encostas, de forma semelhante ao cultivo do café do sul de Minas Gerais.

O manejo mecanizado consiste na construção de patamares, como se fossem pequenas estradas, por onde transitam as máquinas, com segurança e sem risco de tombamento.

A grande vantagem desta forma de trabalho é a conservação do solo, pois retém a água e os nutrientes. Os patamares e o manejo da cobertura vegetal evitam o processo de erosão. 

A cobertura vegetal evita a erosão e auxilia o acúmulo de matéria orgânica ao longo do tempo.

_DSF1065.jpeg

Cuidados com PLantios em Região de Encostas

Avaliamos o solo, a sua profundidade, os aspectos físicos, sua fertilidade, o relevo e a forma como a cultura será implantada. Outro fator analisado é a inclinação, onde deve ser evitado o plantio em locais com inclinações superiores a 45%.

O estudo minucioso do relevo auxilia o traçado dos carreadores e os cuidados na sua construção ajudam no deslocamento das máquinas.
 

Buscamos trabalhar com o solo vegetado e muita matéria orgânica.
Ambas são fundamentais para retenção de nutrientes e armazenamento de água. Aplicamos nutrição balanceada conforme a orientação do Engenheiro Agrônomo.

Realizamos o manejo integrado de pragas e doenças de forma responsável e adotamos as melhores práticas de cultivo, para aumentar a longevidade dos pomares.

Tiras de laranja
bottom of page